Instituto Pensar - Sem acordo, greve dos Correios será julgada pelo TST no dia 21

Sem acordo, greve dos Correios será julgada pelo TST no dia 21

por: Eduardo Pinheiro 


Após três semanadas, a audiência de conciliação entre os Correios e os trabalhadores da empresa pública terminou sem acordos nessa sexta-feira (11). Com isso, informou o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o dissídio coletivo da greve será julgado no próximo dia 21 de setembro.

Leia também: Militarização dos Correios dificulta diálogo com os trabalhadores

Em greve desde o dia 17 de agosto, os trabalhadores são contra a privatização da estatal, reclamam do que chamam de "negligência com a saúde dos trabalhadores? na pandemia e pedem que direitos trabalhistas sejam garantidos.

Os advogados da estatal não apresentaram proposta na audiência desta sexta. Afirmando que a saúde financeira da empresa está fragilizada, eles afirmam que não seria possível voltar atrás da decisão de, em razão da pandemia, suspender o acordo coletivo de 2019-2021.

"A empresa não tem mais como suportar as altas despesas, o que significa, dentre outras ações que já estão em andamento, discutir benefícios que foram concedidos em outros momentos e que não condizem com a realidade atual de mercado?, afirmam os Correios.

Cerca de 70 cláusulas trabalhistas foram suprimidas pelos Correios, sob a alegação de que certos benefícios extrapolavam a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tornando-os insustentáveis para a empresa em meio à crise econômica. A medida reduziu benefícios como o adicional noturno, a licença-maternidade e a indenização por morte ou invalidez.

No julgamento do próximo dia 21, os ministros do TST podem decidir o valor do reajuste salarial e outras cláusulas que passarão a vigorar no novo acordo coletivo de trabalho.

Com informações do G1



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: